Hoje:15 April, 2024

Jargões na Publicidade

Jargões são expressões ou palavras comuns para um ou alguns grupos de profissionais. O jargão profissional representa uma linguagem de difícil compreensão para quem não faz parte do meio onde é falado. Quer um exemplo? Usarei uma frase utilizada no ramo da informática:
O tweak pode ser feito no BIOS da motherboard“.


Complicado né? Não muito! Na verdade, os jargões nasceram da necessidade de se expressar da melhor maneira possível, muitas vezes eles expressam aquilo que você quer falar, e que, talvez, se você tentar explicar de uma outra maneira, com alguma outra palavra ou frase, não vai conseguir passar realmente o que quer dizer.


Jargões mais populares:

Jargão no Futebol:
Aquele jogador tem um canhão” – Aquele jogador tem um chute muito forte
Jargão no Mundo Financeiro:
O Mercado financeiro está andando de lado” – O mercado financeiro opera sem uma tendência definida, nem subindo, nem caindo, ou seja, estável.
Jargão na Medicina:
“Dona Maria, o seu prognóstico é favorável no caso de pronta-suspensão do remédio” –  Dona Maria, a senhora pode parar de tomar o remédio, sem problemas.
“Joãozinho tirou nota baixa na prova, agora ta pagando o pato.”
É válido ressaltar que devemos ter muita cautela ao usar os jargões, já que, ao expressa-los a alguém sem conhecimento em determinada área, é muito provável que o receptor não entenderá a mensagem.

Lembre-se “O princípio básico da boa comunicação é que sua mensagem seja compreendida pelo receptor”.

Hoje trago a vocês os principais jargões usados no mundo publicitário, vamos conferir?

#1 Brainstorming:
Técnica de dinâmica de grupo desenvolvida para explorar a potencialidade criativa dos indivíduos no menor tempo possível, ou seja, troca de ideias.

2# Branding:
Trabalho de construção de uma marca no mercado.

3# Briefing:
Todas as informações necessárias para realização de uma determinada ação.

4# Clipping: 
Reunião de material editorial ou comercial veiculado na mídia, como jornais, revistas, sites ou programas de TV, sobre determinado assunto, pessoa ou empresa.

5# Coaching: Projeto com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente), conforme a meta desejada por este.

6# Feedback:
Trata-se do ato de informar sua contraparte o seu desempenho, conduta ou a respeito de uma eventualidade, buscando estimular e reorientar ações, com o objetivo de maximizar o seu desempenho.

7# Networking:
Rede de contatos.

8# Recall: 
Lembrança que o público tem depois de entrar em contato com alguma peça/campanha/ação publicitária.

9# Spot: 
Mensagem de curta duração, para rádio ou televisão.

10# Jingle:
Peça publicitária em forma de música. Pode ser usada no rádio ou servir de trilha para filmes publicitários.

É muito interessante conhecer os jargões em sua área de atuação, porém saiba que muito mais importante que conhecer e usar os jargões existente, é ser compreendido. Não são os jargões que vão determinar se você é mais eficaz e eficiente que outrem, e sim suas competências.

Bacharel em Administração com especialização em Marketing e Publicidade. Publicitário, Viciado em Café e Apaixonado por Marketing Digital ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *