Hoje:21 April, 2024

Marketing e Publicidade: desde Cedo para Sempre

Saudações simpatizantes, estudantes, educadores, especialistas e afins desse louco mundo do marketing e da publicidade.
No último fim de semana estava conversando com o meu “boymagia” e comecei a lembrar de quando o marketing e a publicidade tomaram conta de um lugar bem grande da minha vida, que foi em 2012, mais precisamente dia 06 de agosto, quando iniciei no curso técnico em Marketing pelo SENAC Criciúma. 
Lembrando-me da conversa e pensando melhor, dei-me conta que o marketing e a publicidade estão na minha vida desde quando eu era muito pequena, a partir do momento em que nasci e sem nem perceber.
Em 1998 quando eu tinha três anos, ganhei um filhote de cachorro da raça “Cofap”, aqueles cachorrinhos baixinhos, compridinhos e com o focinho comprido, sabe?

Sim, sim aquele que conhecemos como “Salsicha”. Pois é, só depois de anos de ter a cachorrinha que descobri que Cofap na verdade é uma marca de amortecedores para carros, que utilizou essa raça para ilustrar suas propagandas. 
Resultado da pesquisa “Cofap” no Google Images
Lembro também de uma história que meu pai conta do meu irmão que antes mesmo de aprender a ler ele falava o nome do banco brasileiro, já extinto, “Bamerindus” ao ver a logo verde da marca, isso há mais de 20 anos.
E sim, tenho que admitir que descobrir que “Maizena” é uma marca e não um alimento propriamente dito, foi a maior decepção da minha vida e também o maior susto, pois se“Maizena” não é o que eu achava que fosse, o que era aquilo que colocavam no meu mingau? 
É muito engraçado, pois muitas vezes ouvimos de proprietários de empresas que marketing e publicidade não são investimento e sim um gasto, que são setores sem importância para as empresas.
Mas será que essas marcas que citei e tantas outras, que quando ouvimos ou vemos nos rementem ao produto em si, não tivessem investido em marketing e publicidade, teriam o mesmo sucesso que tem há anos? Acredito que não!
E para concluir, uma coisa que me deixa muito feliz é saber que o marketing e a publicidade estão em tudo! Do exato momento que nascemos até nosso último respiro. Mesmo quando a pessoa não gosta e quando diz que não são importantes, eles estão lá! De mãos dadas firmes e fortes mostrando que sim, são ferramentas de respeito!
Passeando pela internet encontrei um pout-pourri de comerciais lá dos anos 80 e 90 da “Turbogás Cofap”, a marca que deu origem ao apelido da raça de cachorros Dachshund.
Assiste aí, você vai gostar! 

Bacharel em Administração com especialização em Marketing e Publicidade. Publicitário, Viciado em Café e Apaixonado por Marketing Digital ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *