Hoje:24 April, 2024

O poder do Marketing Pessoal

Atualmente o marketing está em alta, em nossa volta, em nosso dia-a-dia, em todas as esquinas, para onde quer que olhamos.
Há vários tipos de marketing vocês sabiam? Sim, há o marketing de guerrilha, o endomarketing, o marketing de conteúdo. Mas sobre esses e os outros tantos que existem vamos falar uma outra hora. 
Decidimos que hoje iremos abordar o tema Marketing Pessoal. Você o conhece? Sabe para que ele serve? Se souber, como anda o seu? E se não sabe não tem problema! Continue lendo esse post que você irá descobrir o que é marketing pessoal, para que serve e com as dicas aprenderá como ter um marketing pessoal positivo, trazendo assim bons resultados para sua vida, tanto pessoal quanto profissional.
Marketing pessoal nada mais é que: “o que você transmite para as outras pessoas, o que demonstra ser, o que você é. De um modo fácil e claro podemos afirmar que ele é a propaganda de um produto, que nesse caso é você”. É uma ferramenta importante em todas as áreas de sua vida. Um bom Marketing pessoal te coloca na frente das outras pessoas que não o estudam e não o praticam. 
Com um exemplo comum do seu cotidiano vamos explicar o quão importante é cuidar do seu Marketing pessoal:
Todas as pessoas que desejam iniciar sua vida profissional devem passar por um teste, a famosa entrevista de emprego, esse momento é uma excelente oportunidade para colocar seu MP em prática. Por exemplo, se ele estiver bem desenvolvido, certamente você irá se destacar dos seus concorrentes e terá mais chances de obter sucesso, que neste caso é a vaga de trabalho.
Mas como desenvolver essa técnica? Quais os pontos que devo estudar e evoluir para ter sucesso?
                                          “PALMA, PALMA, PALMA! NÃO PRIEMOS CÂNICO!!”

Abaixo listamos alguns pontos importantes do marketing pessoal com dicas para lhe ajudar a ter sucesso:

1 – CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO.Nesse ponto (que ao meu ver é o mais importante) você deve transmitir claramente o que você pensa. Falar calmamente é uma boa opção, mas cuidado para não falar muito, fale o suficiente para que te entendam e sem esquecer, ouça atentamente o que o outro quer passar a você.
2 – POSTURA PROFISSIONAL ADEQUADA.Há ocasiões que nos pedem seriedade, então aja como pede a ocasião, mantenha uma postura séria e profissional para que seus superiores tenham confiança que você pode exercer suas funções com êxito.
3 – CUIDADOS COM A APARÊNCIA.Sim, sim e sim! Por mais que sua roupa não influencie no que você é, na sua inteligência, nas suas ações, em ocasiões profissionais você tem sim que se adequar conforme “manda o figurino“. 
Não esqueça de cortar as unhas, pentear o cabelo, escovar os dentes… Higiene pessoal é TUDO.
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO.Demonstre ser uma pessoa com atitude e com iniciativa, dê ideias, mostre-se proativo em ajudar a resolver problemas com seu superior e até mesmo com seus amigos e/ou colegas/parceiros.
HUMILDADE.Você domina diversos assuntos? Você gosta de expor isso para as outras pessoas? Ótimo!! Mas vá com calma, nada de se mostrar melhor que os outros por ter conhecimentos ou pelo o que você tem, seja humilde e não “atire no próprio pé“.
Agora que já sabemos para que serve o Marketing Pessoal, a sua importância tanto para a vida profissional quanto pessoal e temos dicas para melhorá-lo, é hora de nos estudar, ver onde estamos errando e colocar em prática o que aprendemos, para assim ser mais seguros, ter autoconfiança e conseguir o sucesso desejado. 

Bacharel em Administração com especialização em Marketing e Publicidade. Publicitário, Viciado em Café e Apaixonado por Marketing Digital ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *