Hoje:29 March, 2024

Quando eu Crescer

Hoje, as vésperas da terceira fase do meu curso, parei pra analisar porque realmente escolhi estudar Marketing e Publicidade. Resolvi voltar aos primórdios da minha vida e fiquei satisfeita por ter feito a escolha certa.

Nunca fui uma criança que sonhou em ser bailarina, enfermeira, professora ou veterinária como eram as meninas da minha geração. Gostava de histórias em quadrinho, jogava videogame (#saudadesplay1), assistia desenho animado e gostava de aprender tudo que era novo. Com 11 anos resolvi que queria ser uma arqueóloga, afinal sempre gostei de estudar histórias. A egípcia, principalmente, me fascinava!

Esse desejo permaneceu comigo até meus 15 anos, quando por uma brincadeira entre amigos descobri o poder da edição de vídeos. Com uma câmera velha, fita 8mm e uma placa de captura num “PC” antigo, meu futuro começou a ser traçado. Rolou de tudo: desde paródias, clipes musicais, comerciais e até filmes de terror. Fui muito feliz naquela época e o prazer em estar por trás das câmeras ofuscou o antigo sonho de me tornar Indiana Jones.

Encontrei na criação um lugar certo para ganhar dinheiro me divertindo. De maneira amadora, comecei a editar casamentos, aniversários, partos (sim, eu já fiz um DVD de um parto!), viagens e tudo aquilo que me pediam. Vivi histórias que não eram minhas, sorri com a alegria de gente que nem conhecia e me emocionei pra caramba… Mas, compartilhei mesmo distante, de momentos importantes da vida daquelas pessoas.

Cheguei a prestar vestibular para Psicologia, para tentar a entender as pessoas, os momentos que elas viviam como sentiam e até mesmo os seus sonhos. Passei, mas nunca cheguei a iniciar. O que eu realmente queria estava muito além e é isso que o marketing e a publicidade me proporcionam. Entender a cabeça do consumidor, o que ele necessita e o que deseja. Não é apenas vender sonhos, mas fazê-los sonhar e buscar realizar aquilo que desejam.

Compreender que nada é ao acaso, tudo é feito para alguém e seus porquês. Isso tudo vai muito além de uma propaganda na TV, é um estudo de comportamentos.

Ainda gosto de histórias e é algo que tenho prazer em discutir e aprender. Mas encontrei na minha profissão uma “paixão adolescente”. É intenso, cheio de novidades, nunca para de mudar! Assim como todas as profissões tem suas dificuldades, mas é esse amor que me fascina e me faz buscar mais e mais! Não fui eu quem escolhi, foi ela quem me escolheu.

Quando você se deparar com aquele momento em que precisa decidir o que fazer da sua vida, não tenha pressa, não tenha medo. Não é apenas escolher em que ramo você vai trabalhar, é o que você vai ser. No momento certo as coisas vão se encaixar e vai entender sua profissão, vai muito além de executar tarefas e receber o salário no início do mês. É viver, intensamente, cada momento (até mesmo os ruins, pois são eles que nos fazem crescer e aprender).

Faça aquilo que ama, com prazer e dê o seu melhor. A profissão somos nós quem fazemos, não o curso que estudamos ou a empresa que trabalhamos. Faça com amor e sempre será bem feito.

Um grande abraço de uma ex futura arqueóloga e atual futura “marketeira” publicitária.

Viva o AGORA

Hemily D. Martins

Estudante de marketing e publicidade, apaixonada por livros, filmes e seriados. Fã de animação, criação e edições. Criciumense, mas, colorada de coração.

Bacharel em Administração com especialização em Marketing e Publicidade. Publicitário, Viciado em Café e Apaixonado por Marketing Digital ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *