Hoje:19 January, 2022

Centenário da garrafa mais queridinha do mundo

No ano de 2015 a marca comemora o centenário de sua garrafa, aquela mesmo, de vidro, com uma “silhueta” avantajada, que ainda existe, e que grande parte do mundo conhece. Hoje ela apresenta uma maior sofisticação, e encontra-la no mercado não é mais tão comum quanto à garrafa pet.


Para quem é dos anos 80/90, a “garrafinha” de Coca Cola esteve presente nas mesas de aniversário junto com os quitutes, nos Natais em família e em tantas outras ocasiões especiais.
Portanto, uma das maiores marcas do mundo, não poderia deixar passar em branco essa comemoração, e a publicidade em torno disto é imensa. Afinal, quem não quer pelo menos conhecer a sua evolução de perto? Para entender melhor toda essa campanha, vamos começar pelo início, quando, onde, e como surgiu.


A primeira garrafa de Coca-Cola foi produzida no Estado americano do Mississipi, em 1894. Antes disso, o refrigerante era vendido em copos. Inicialmente, as garrafas não eram uniformes ou padronizadas, como as que se veem hoje. O que as diferenciava de outras era o já conhecido logo manuscrito da Coca-Cola, estampado no rótulo.


Não demorou muito para que os produtores percebessem que o gelo utilizado para resfriar a bebida provocava a queda da etiqueta de papel. Isso fez com que começassem a fabricar garrafas com a logomarca gravada no próprio vidro. Uma dessas relíquias foi recentemente vendida – vazia! – por 2.420 dólares.

Para desenvolver uma embalagem diferenciada, fabricantes de vidro foram convidados a participar de um projeto para desenvolvimento de um novo design para a garrafa de Coca-Cola. O projeto vencedor foi o apresentado pela Root Glass Company de Terre Haute, do estado americano de Indiana, e foi concebido com a forma do famoso contorno, o qual ganhou a aprovação entusiástica de Coca-Cola em 1915 e foi introduzida em 1916.

O projeto “Contour Bottle” foi inspirado nas curvas e sulcos de um grão de cacau.
Com o grande crescimento que a Coca-Cola teve desde o seu aparecimento em 1886 até hoje, grande parte devido às campanhas publicitárias, criação da figura do Papai Noel e o aparecimento nos grandes acontecimentos do quotidiano, a garrafa de Coca-Cola tornou-se um dos objetos mais conhecidos em todo o mundo, sendo hoje considerado um ícone no design e desenvolvimento de produtos.

E claro, a Coca Cola não podia deixar de investir pesado em marketing dos 100 anos de sua icônica garrafa e, para celebrar, lançou uma série de vídeos e também inaugurou uma exposição com sua embalagem marcante.

A recém-inaugurada mostra “A garrafa de Coca-Cola: um ícone americano aos 100”  vai até quatro de outubro e fica na cidade que é sede da marca nos EUA.
Dedicada às origens e influências da garrafa, que foi criada para ser um dos objetos mais reconhecíveis do mundo a exibição conduz os visitantes pela história do design da garrafa. Estão à mostra o esboço original de 1915, um protótipo dessa mesma época e o trabalho de artistas que se inspiraram nele. A exposição é organizada em colaboração entre o museu e a empresa e inicia as comemorações do centenário da garrafa, que durarão um ano.
E pra “fechar com chave de ouro”, segue abaixo um dos principais filmes da campanha, intitulado “Together“, mostra mãos de diferentes etnias celebrando a união do mundo e, por fim, formando uma garrafa da bebida. Diz aí, quem aqui não acha a Coca Cola brilhante?

Bacharel em Administração com especialização em Marketing e Publicidade. Publicitário, Viciado em Café e Apaixonado por Marketing Digital ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *