Hoje:23 April, 2024

Photoshop, Illustrator ou Indesign?

Quando adquirimos o pacote Adobe Master Collection, ou ao escolher entre os softwares de editoração eletrônica, eu vejo que é bastante comum surgir à dúvida entre as pessoas sobre qual programa escolher quando falamos de: IndesignPhotoshop ou Illustrator. (Existem outros softwares na coleção do Adobe, porem os mais utilizados são os citados acima).


Apesar de parecidos e complementares, esses produtos possuem características particulares, não desempenhando as mesmas funções ou servindo para todos os tipos de “job”, o que pode causar contratempos aos usuários que não possuem tanta experiência com os softwares do Adobe.


Acredito que todos gostam de evitar o trabalho dobrado e a perda de tempo com escolhas equivocadas. Então neste artigo vou falar sobre as variáveis decisivas na hora de usar cada um desses utilitários da linha Adobe.

Software

O software a ser adotado dependerá, principalmente, do formato do trabalho a ser realizado. O Indesign é ideal para diagramar, principalmente grandes projetos como jornais, livros, manuais ilustrados, catálogos e revistas, mas também produz tarefas menores com a mesma qualidade.


O Photoshop que é uma importante ferramenta para quem trabalha ou gosta de design, éimbatível no quesito tratamento e transformação de imagens por conta de seus múltiplos recursos. Ele funciona muito bem para projetos visuais de pequeno porte, como folders,informativospanfletosflyers, cartazes e anúncios.


Já o Illustrator é perfeito para produzir vetores, curvas, formas e desenhos. Por isso, ele é bastante utilizado para criar logotipos e estilizar letras em rótulos, sacolas, brindes, outdoors, painéis, fachadas e banners. Ele também permite transformar elementos artísticos em vetores de alta resolução, o que facilita a edição dos arquivos e dá maior qualidade aos trabalhos.

Tamanho

O número de páginas do seu projeto também influenciará na escolha de qual programa utilizar. O software mais recomendado, principalmente para trabalhos com muitas páginas, é o Indesign, devido a sua rapidez, sua estabilidade, sua versatilidade e sua gama variada, que permite agregar recursos, como textos e imagens, ainda mais se complementá-lo com o Photoshop.


O Photoshop deve ser utilizado somente para pequenas tarefas de uma ou duas folhas, no máximo. Mais do que isso passa a comprometer o desempenho da ferramenta, provocando instabilidade e deixando o seu arquivo pesado de se trabalhar.


O mesmo ocorre com o Illustrator. Excelente para criar desenhos e vetores, esse software não funciona em sua melhor qualidade quando dividido em páginas ou quando está cheio de componentes gráficos, como imagens, textos e ilustrações.

Componentes Gráficos

Por se tratar de aplicativos de editoração, os três trabalham muito bem com arquivos de imagens de alta qualidade, permitindo edições sem dificuldades de desempenho. Seu trabalho fica mais complexo a partir do momento em que muitos efeitos, como sombra, elementos 3D e brilho, são inseridos no projeto.


Nessa perspectiva, é mais recomendado usar o Photoshop para evitar uma perda muito grande de qualidade. Por outro lado, quando somam-se imagens e textos, o Indesign apresenta melhores resultados.


Quando for necessário criar vetores, dos simples aos mais complexos, não pense duas vezes e opte pelo Illustrator. Para as tarefas mais básicas, o Indesign também ajuda.

Imagens

Aqui não há dúvida: o Photoshop impera sem contestação! Seja para o tratamento ou para a manipulação de fotografias, recortes e fusões complexas, os recursos disponíveis nessa ferramenta são quase infinitos e permitem criar o que você quiser.


Mas se o caso for algum vetor — assim como falamos acima — o Illustrator é a pedida, como também para os casos de fusões básicas entre imagens.


Agora que você já conhece as funções básicas de cada programa, fica por sua conta escolher qual deles é o mais adequado para produzir as suas tarefas de acordo com a complexidade. Porém, o mais importante é lembrar que o Adobe buscar desenvolver uma certa facilidade na integração entre seus softwares, pois eles são complementares uns aos outros e permitem a conexão de atividades e de arquivos.
Separei algumas imagens que demonstram cada um dos software citados acima, espero que gostem.

Photoshop

Indesign

Illustrator

Fonte de pesquisa Via: 4partner.com.br

Bacharel em Administração com especialização em Marketing e Publicidade. Publicitário, Viciado em Café e Apaixonado por Marketing Digital ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *