Diferenças entre Photoshop e Illustrator

Em diversas discussões relacionadas ao Illustrator e photoshop sempre questionamos seus pontos fortes e fracos no ponto de vista de cada um, então neste artigo busquei utilizar e traduzir ilustrações que rolaram em sites americanos da Adobe e nas redes sócias que retratam varias curiosidades e seus pontos fortes e fracos.

Como mencionado no meu artigo anterior (Photoshop, Illustrator ou Indesign?), o illustrator é uma das mais poderosas ferramentas para edição vetorial e desenhos da atualidade. 
Para enfatizar a noção de ser capaz de produzir, editar e salvar linhas curvas e fluidas, a Adobe escolheu a Vênus de Botticelli em “O Nascimento de Vênus” como a sua imagem de marketing.
Isso em 1986.


Photoshop (ou PS para os íntimos) é considerado o líder no mercado de edições de fotos atualmente. A versão 1 foi lançada pela Adobe em 1990.  

Posso lhe afirmar que nenhum programa é melhor que o outro, todos os dois tem suas funções e características bem diferentes. Entretanto, ambos se completam. O Ai é mais utilizado para criar logotipos, banner, layout… Já o Ps por ter como característica a manipulação de imagens, é mais voltado para tal.

É por esses e diversos outros motivos que profissionais de diversas áreas tem suas preferencias.

No Illustrator trabalhamos com vetores, diferente do Photoshop que utiliza imagens. Por este motivo, torna o processo de salvamento mais demorado que o Illustrator.

Como mencionado acima, no Ps é essencial o uso de camadas, lá os layers são organizados com os arquivos um sobre o outro. No Illustrator são organizados como pastas onde colocamos objetos dentro dela.

No Illustrator ao utilizar o famoso CTRL +Z (apagar as ultimas ações feitas) muitas vezes somos obrigados a clicar mais de uma vez porque ele desfaz as seleções e depois o que você realmente quer desfazer. Já com Photoshop ele desfaz um passo de cada vez, porém de forma mais objetiva. 

Limites de folhas: 
No Photoshop a folha é o limite, diferente do Illustrator.
Um pixel perfeito, é um pixel que esta em seu tamanho padrão (tamanho gerado quando a fotografia foi tirada), quando esse tamanho é alterado, o pixel pelo fato de ser super minusculo e ter um tamanho padrão, perde sua qualidade ou “explode”.

O único arquivo de imagem que pode ser redimensionado a vontade sem ter perdas é o vetorial. (Existe truques para não perder a qualidade da imagem ao dar zoom no Ps, mas, disso vamos abordar mais para frente).
No Illustrator é baseado em vetores por ser mais apropriados para tipografia e ilustrações.
Já no Photoshop é em pixel por utilizar mais imagens e fotos.
No Illustrador temos a liberdade de colocar múltiplas folhas lado a lado exatamente como demonstra a ilustração. Já no Photoshop não existe essa liberdade. 

E aí, gostou? Conta para o AGORAPUBLICIDADE, qual a sua preferencia?  Vamos adorar saber.

Comentários no Facebook