Hoje:15 April, 2024

MARKETING DE CAUSAS SOCIAS

Quando falamos em marketing social, geralmente pensamos que se trata de um mercado totalmente diferente do eventual modo do marketing. No entanto as ferramentas são as mesmas só que aplicadas de estilo conceitual.

Por isso abordo aqui algo que tem me impulsionado nesses últimos dias e melhor se compõe como titulo a este texto de marketing de causas sociais.

É indispensável dizer que nos últimos anos ou nesta ultima década, as empresas tem se voltado aos valores que o cliente espera de uma marca e o que ele tem de si próprio. Não mais se importando com o produto final, mas como ele é gerado e o que a marca tem a beneficiar no que diz respeito a produto e sociedade.

Basicamente, marketing social é uma metodologia de administração da mudança social, coligada a projetos, voltados para o aumento da aceitação de uma ideia ou prática social em um ou mais grupos. Recorre a conceitos de segmentação, pesquisas, comunicação direta e muitas outras ações que agreguem valor emocional para o consumidor.

Kotler diz que o marketing social é uma estratégia de mudança de comportamento. Ele combina os melhores elementos das abordagens tradicionais da mudança social num esquema integrado de planejamento e ação, além de aproveitar os avanços na tecnologia das comunicações e na capacidade do marketing.

Hoje, com as pessoas se voltando para os seus próprios valores, é cada vez mais constante as empresas filiar-se a causas sociais direta ou indiretamente. Ou seja, pode ir direto à causa e desenvolver projetos próprios para mudar uma determinada situação ou juntar-se a uma instituição filantrópica respeitada, através de voluntários e ajuda financeira que destacam o projeto, a marca e o produto/serviço na mente não só do consumidor, mas de toda sociedade. O MKT social não somente proporciona crescimentos para a sociedade, contudo contribui para que a imagem da marca seja bem vista por seus colaboradores, fornecedores e mídia, criando um diferencial nas campanhas publicitárias.

Por fim, sabemos que os consumidores irão querer cada vez mais que suas marcas e empresas mostrem que são capazes de promover algo melhor, não somente partindo de um produto ou serviço, mas de algo que eles não possam medir que é a tal expectativa de criar um mundo melhor. Porque marketing social autêntico não é aquele que se pratica unicamente com o dinheiro ou por dinheiro, mas com a alma e o coração.
                                                             Facebook | Instagram | LinkedIn

Bacharel em Administração com especialização em Marketing e Publicidade. Publicitário, Viciado em Café e Apaixonado por Marketing Digital ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *