Hoje:16 April, 2024

Google Adwords ou Facebook Ads: E agora?

Alguns profissionais de marketing ainda se pegam questionando qual a melhor ferramenta para publicar anúncios. E realmente é uma dúvida crucial, pois qual será realmente o melhor, Facebook Ads ou Google Ads? Qual o mais eficiente? Qual deles me trará o melhor resultado? Facebook Ads é melhor que Adwords?

Estamos vivenciando uma crise política e econômica em nosso país, e disso todo mundo já sabe, todos nós sentimos esse “boom” e a cada novo dia as coisas só pioram. E para as empresas, lidar com comunicação estratégica para vender e fidelizar clientes, esta cada vez mais difícil.

E é por isso que as empresas estão sentindo a necessidade de continuar a estratégia de comunicação, porém em plataformas como Google e Facebook, já que o investimento não é tão alto como anunciar na TV ou no Rádio e o resultado muitas vezes é ainda melhor (claro que depende do objetivo da comunicação). Mas, sabemos que a publicidade online só cresce e a um ritmo nunca imagina antes, e é por isso que está cada dia mais concorrido. Conhecemos o poder da internet e o que ela nos proporciona, agora cabe a nós mesmos definir como se posicionar e quais ferramentas usar.

O Google Ads foi o queridinho de muitos publicitários e “marketeiros” durante muito tempo e se ainda hoje perguntarmos a alguns deles, quais eles preferem, cerca de 60% ainda o-apontaram. Ele é uma ferramenta mais antiga que o Facebook Ads e ajudou muitos empreendedores no mundo inteiro, tornando-se uma referencia em publicidade online.
Mas não se precipite em afirmar que o Adswords é o melhor, não é bem assim. Afirmar isso é a mesma coisa de dizer que o Photoshop é melhor que o Corel ou o Ilustrator, cada um deles possuem suas particularidades e vamos aprender logo abaixo cada um dos dois.

Google Adwords  – Focado em Vendas (Conversões)

Uma das primeiras ferramentas de anúncios do google, ele permite que você crie alguns formatos de peças publicitárias (banners, vídeos, textos…), escolhe um orçamento e comece a divulgar sua marca pela rede.

Existe duas redes que você pode explorar: Rede de Display e Pesquisa.

• A Rede de Display é formada por vários sites/blogs que se cadastraram para receber anúncios do google, que é onde seu anúncio pode aparecer.

• Já a forma de Pesquisa é um pouco diferente, porém semelhante (confuso né?), aqui você anuncia dentro do próprio Google e todos o anúncios são em formato de texto. No momento de posicionamento do mesmo, você precisará passar por um leilão, onde será possível adquirir as melhores palavras chaves para seu anúncio.

Depois de anunciar no Adwords, você poderá ser encontrado mais facilmente por seu público alvo no momento em que ele procura no Google por seus serviços. E o melhor, você só vai precisar pagar ao Google, somente quando ele clicar para visitar seu site/blog ou ligarem para sua empresa.

Facebook Ads – Focado em Construção de marca (Branding)

Funciona da seguinte forma, você cria um anúncio dentro do próprio site (Facebook), em formato padrão contendo foto, título e texto. Esse anúncio poderá promover seu site/blog ou Fan Page, por exemplo. Depois de escolher a forma, será possível segmentar seu público alvo, por profissão, sexo, idade, estado, cidade ou até mesmo interesses pessoais.

Podendo escolher também quanto você deseja pagar, seja custo por clique ou custo por mil. Após a escolha você irá exibir seus anúncios para amigos, pessoas que já curtem a sua página e o público alvo pelo qual você selecionou la no momento da filtragem, você também terá a opção de patrocinar seus posts, que é uma ferramenta disponível para que você possa alavancar os posts que produz diariamente.

Esse é o diferencial do Facebook Ads, a segmentação lhe permite atingir uma parcela considerável em vários cantos do país e acertar em cheio a audiência que deseja atingir.

Tá, mais e “aew”, qual devo usar? Qual o Melhor?

Não existe a melhor ferramenta, ambas são muito poderosas na elaboração da comunicação. Elas podem até ser semelhante, porém cada uma tem seu objetivo bem claro. Se você quer ter um relacionamento mais próximo com seus clientes, a fim de aumentar o nível de engajamento com sua marca e fidelizar ainda mais,  vale a pena investir em Facebook Ads.

O alcance do Google Adwords é muito maior quanto ao Face Ads, porém é focado em conversões (vendas), se você decidir em apostar no Google, saiba muito bem quais os objetivos de sua estratégia.
Se você quer construir uma marca e fortalece-lá no mercado, escolha por Facebook Ads. 

Não saia “atirando no escuro”, conheça sua empresa/marca e elabore com carinho sua estratégia. Estude a fundo as características de cada ferramenta a ser usada.

#Avante

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Bacharel em Administração com especialização em Marketing e Publicidade. Publicitário, Viciado em Café e Apaixonado por Marketing Digital ♥

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