Como turbinar seu Marketing Pessoal usando o Instagram

Se você está atrás de um emprego, deve estar se perguntando: de que maneira posso melhorar a minha apresentação na empresa? E hoje, eu tenho uma resposta fatal. Uma entrevista de emprego não é mais que uma “campanha” em que o candidato se autopromove através do chamado marketing pessoal.

Mas o que é Marketing Pessoal?

Ferramenta usada para promoção pessoal de modo a alcançar o sucesso. É uma estratégia usada para “vender” a imagem. Muito procurado/utilizado por pessoas que procuram entrar no mercado de trabalho, e é uma forma de diferenciação de todos os outros.O que ele tem a ver com meu emprego?

O marketing pessoal pode facilmente ser definido como a estratégia de autopromoção do candidato e que pode aumentar as hipóteses de ser recrutado.De forma resumida, pode dizer-se que o marketing pessoal é a estratégia que um candidato a emprego desenvolve de forma a estabelecer e/ou desenvolver contatos profissionais e destacar as suas características ou competências profissionais.

Entre as principais vantagens de ter uma boa estratégia de marketing pessoal definida, pode enumerar-se se a possibilidade de ter uma boa rede de contatos e uma boa capacidade de comunicação, que consequentemente criam um impacto positivo na imagem que projeta de si mesmo e lhe permite destacar-se.Hoje nós todos sabemos que as redes sociais estão dominando o mundo, sim, elas estão. E precisamos focar no fato, de que as empresas também estão migrando para este mundo virtual. A sua empresa, também está no Facebook, no Instagram e em tantas outras possibilidades e mídias.

A empresa que está querendo te contratar, ou aquele, em que você sonhar conquistar um emprego, pode estar com seu currículo na mão agora, e estar indo fazer uma pequena visita no seu Instagram pessoal. E como você se porta lá?

Claro que, não podemos perder a liberdade de expressão e nem de ser quem somos realmente apenas para buscar um emprego. Mas se você quer realmente passar uma boa imagem, daquelas onde a entrevista vai ser um simples complemento, porque a empresa já conhece o seu potencial, você tem sim, que caprichar no seu marketing pessoal no Instagram.

Hoje, depois de todos esses conceitos e explicações, viemos trazer para você, algumas, pequenas dicas para você turbinar a sua rede, de maneira que seu futuro chefe, tenha orgulho!

Dica 1: Seja quem você é!

Muita gente, acha que a rede social é um detector de “gatinhas (os) ”, então, grande parte das vezes, tenta ser algo que não é verdadeiro, como rico, por exemplo.

Não seja! Não que você não possa ser rico. Mas não seja alguém que você ainda não pode ser. Não exagere nos post’s em lugares que você não está, ou em algo que você não está bebendo por exemplo. E se o entrevistador lhe pergunta como estava lá em “Jurerê”? Saia justa né? Seja quem você realmente é.

Dica 2: Sem sdv

Pessoas, digo uma coisa: sigam apenas as pessoas que vocês conhecem e/ou admiram. Nada de sair seguindo uma batalha de pessoas que migalham o tempo todo nas redes por seguidores, só porque elas vão “te seguir de volta”. Afinal, o que importa aqui e em qualquer outro lugar é qualidade e não quantidade não é mesmo? Você não vai conquistar seu emprego de sucesso com milhares de perfis falsos aliados a seu Instagram. Coisa de bobo né?

Dica 3: Seja autêntico com seu perfil

Escolha adequadamente seu nome de usuário. Pode ser seu nome e sobrenome, como a maioria. Ou você pode ir além, e criar um useraname criativo e que relacione sua marca ao posicionamento que deseja criar para a mesma. Por exemplo, se for uma fisioterapeuta e se chama Ana, no Instagram você pode ser a @AnaFisio e por aí vai.

Seja criativo e lembre-se do posicionamento da sua marca na mente do seu público. Como quer ser reconhecido (a) e lembrado (a). Capriche na Biografia do seu perfil. Resuma quem você é, o que você faz e o que seus seguidores ganharão por segui-lo (a). Pode também deixar suas informações de contato, como e-mail e outros perfis sociais. E se tiver um blog, site pessoal ou uma página no Facebook, insira o endereço no espaço designado para tal.

Dica 4: Seja sociável

Siga profissionais da sua área, marcas, empresas e seus clientes. Curta aquelas publicações que julga pertinentes e comente sempre que achar que valha a pena. Se estiver fazendo um bom trabalho em seu marketing pessoal, receberá muitos seguidores, comentários e curtidas de volta. Mas, sem sdv, viu? 

Dica 5: Seja equilibrado, se controle!

Pense sempre na qualidade das suas fotos e vídeos. Torne suas publicações atrativas e convidativas. Se seus principais objetivos através do marketing pessoal são estritamente profissionais, entenda a importância de equilibrar suas postagens no Instagram. Você não é um robô.

O Instagram ainda é usado pela maioria como uma rede social de lazer e com um clima mais pessoal. Portanto, compartilhe fotos fora do contexto profissional, do seu dia-a-dia, seus hobbies e quando possível, adicione pequenas doses de humor. Nem só de trabalho vive o homem, certo?

Não perca o controle, tente não brigar na rede social isso é vergonhoso. Por mais que você odeie aquele artista, ou esteja indignado com a política no Brasil, contenha-se ao querer estampar isso nas redes sociais. Expressar opiniões sociais e políticas é o que mais nos prejudica em nossas redes sociais. Afinal, os chefes e sua empresa também estão ali, lembra? E muitas vezes eles não concordam com o você está defendendo. E por enquanto, ele é o chefe. Mantenha-se sociavelmente equilibrado, sempre.

Acredito que, se ficasse escrevendo, teria um milhão de dicas para Instagram e para Marketing pessoal. Nós vimos tantas coisas erradas por aí, tanta gente colocando o seu futuro profissional em jogo por uma simples postagem ou opinião, que é difícil convencer.

Mas se você, quer realmente, usar as suas redes sociais a seu favor profissional, tente se basear um pouco nessas dicas. Use-as sem moderação. Crie suas próprias dicas dentro do seu segmento, e seja um sucesso!

Comentários no Facebook