Hoje:17 April, 2024

7 Dicas matadoras para iniciar sua carreira de sucesso como freelancer

Antes de iniciar esse nosso bate-papo, eu gostaria de lhe perguntar uma coisa: Você pretende se desprender da sua vida cotidiana e nada produtiva de escritórios? Pretende começar a trabalhar no conforto de sua casa, no horário que você achar melhor? Claro que sim né? Afinal, você não estaria lendo este texto se a resposta fosse não.

Acredite, esse é o sonho de milhares de brasileiros, virar freelancer, trabalhar em casa sem se preocupar em “bater o cartão” (como se o problema fosse só este né?). E isso é possível, porém, não é uma tarefa muito fácil. Tornar-se um “Freela” pode ser a melhor decisão que você possa tomar, mas, se você descuidar-se pode ser a pior.

Essa decisão pode lhe dar uma enorme dor de cabeça, portanto, antes de xingar seu chefe e jogar tudo “para o alto”, lembre-se: você terá que correr atrás de seus próprios clientes, aprender a gerenciar melhor seu tempo (e isso não é uma tarefa muito fácil), gerenciar custos, finanças, investimentos, criar suas próprias condições ao entregar um projeto, tornar-se ainda mais responsável, trabalhar melhor seu marketing pessoal e muito mais. A decisão de tornar-se ou não um Freelancer é apenas o primeiro degrau de muito outros.

Seja cauteloso

Jamais pense que o “mundo lá fora” como freela é algo fácil e que tudo são flores como você imagina que vai ser, de inicio nunca é assim, ou você acha que os clientes vão aprovar seus Jobs de primeira, vão te pagar em dia e sempre vai ter novos trabalhos? Você acha que irá terminar seu expediente na quinta feira, vai pegar seu carro e ir à praia? Pode
até ser que sim, mas, meu amigo, isso raramente acontece (e há os que dizem que isso nem existe – rsrs).
Trabalhar por conta própria não é assim tão simples, você vai precisa estudar muito, dominar os conhecimentos da sua área, ter experiência e um bom portfólio. Precisa transmitir confiança e saber vender muito bem seu “peixe”. Você vai precisar de muita disciplina, boa conexão de internet e um ótimo ambiente de trabalho. Isso é apenas o básico.
Bom… vamos parar de enrolação e ir as 7 dicas que eu prometi? Tenho certeza que elas vão lhe auxiliar a começar a sua carreira como Freelancer!

1 – Tenha/construa um bom portfólio;

Expor seus trabalhos publicamente é o que chamamos de “café com leite”, é uma das tarefas que você não vai poder pensar duas vezes antes de querer iniciar sua jornada como freela, por isso além de você ter seu “portifa” em mãos, tenha um portfólio online também, pois é através dele que seus potenciais clientes vão avaliar seu serviço e suas competências.
Use as redes sociais a seu favor e se possível, tenha um blog, estamos vivenciando a era do marketing de conteúdo. Que tal repassar seus conhecimentos através de um blog? Diferencie-se, saia da mesmice e mãos-a-obra. Lembre-se sempre: “quem não é visto não é lembrado”.

2 – Como ter um bom portfólio se eu ainda não tenho clientes ou Jobs anteriores?;

Que tal começar oferecendo seus serviços a amigos e familiares? Ou então projetos que você concluiu na faculdade? De início, quando você não possui um repertório “incrível” para mostrar em seu portfólio, use o que tiver (quem não tem cão, caça com gato). Ofereça seus serviços a ONGs, projetos sociais, tenho certeza absoluta que logo-logo com esses Jobs, você vai potencializar seu trabalho. E nunca se esqueça de praticar, e quando você cansar de praticar, pratique ainda mais.

3 – Estude muito sobre precificação, prostituir seu trabalho pode ser um tiro no próprio pé;

Quando você estiver experiência, vai notar que seu portfólio possuirá trabalhos memoráveis, aqueles que dá gosto de ver, sabe? A partir daí, comece a procurar por Jobs que realmente valem a pena, não prostitua seus serviços, você estudou para tal, e sabe muito bem como dói ter de pagar a mensalidade da faculdade. Portanto, valorize seu tempo e decida quanto vale a sua hora. Mas cuidado, seja flexível, justo e razoável.

Este mesmo momento, em que você já terá experiência e clientes, também é uma boa fase para pensar em formas de profissionalizar ainda mais o seu trabalho. Uma boa maneira de se fazer isso é abrindo um CNPJ.

Um dos benefícios da formalização é a possibilidade de emitir notas fiscais, passando ainda mais credibilidade em relação ao serviço prestado. Se não souber como fazer isso, não se preocupe, pois profissionais da área contábil poderão te ajudar e inclusive se responsabilizar pelo processo, enquanto você os auxilia garantindo todos os documentos necessários e pensa nas atividades que melhor definem a sua atuação através de uma consulta CNAE, essencial para a abertura do seu CNPJ.

4 – Não tente abraçar o mundo;

Assuma trabalhos que você se sinta confiante e que você possa entrega-lo em um período razoável de tempo. Ao invés de pegar grandes trabalhos, concentre-se em entregar um produto único e de altíssima qualidade, ofereça um bom tempo de retorno e seja criativo. Prometer entregar um serviço na data x e entrega-lo na data y pode “queimar” os seus serviços, tenha muito cuidado quanto a isso, o erro de alguns profissionais é tentar impressionar, prometendo entregar o job rapidamente e muitas vezes acabam deixando o cliente na mão.

5 – Não esqueça do seu cliente, comunique-se;

Mantenha seu cliente sempre a par de tudo o que ocorre, principalmente sobre os progressos do trabalho. Responda seus e-mails e ligações prontamente. Lembre-se sempre: ele é seu recurso mais importante.
Esteja sempre disposto a fazer futuras alterações e ao fim, peça um feedback, ele sendo positivo ou não, virá para somar. Isso tornará  um fator muito importantes para seu crescimento pessoal e profissional.
Use o depoimento de seu cliente a seu favor e divulgue em suas redes sociais, site ou blog, já foi comentado lá em cima “quem não é visto não é lembrado”, depoimento de clientes felizes, mostrarão a seus potenciais clientes que você tem o que ele precisa.
Ps: Certifique-se de perguntar se não há problemas em publicar o nome e o depoimento de seu cliente.

6 – Espalhe a notícia;

Não mantenha sua carreira como novo freelancer na gaveta. Espalhe as boas novas, fale a amigos, familiares e a qualquer pessoa que queira ouvir. Quanto mais pessoas souberem que você é freela, melhor! Nunca subestime
o poder o boca-a-boca.

7 – Nunca pare de sonhar.

A dica de número 7 foi retirada de um dos melhores livros de marketing digital do país – Negócios Digitais – uma dica repassada pelo empreendedor Jober Chaves (Fundador do Universidade Inglês – maior escola de inglês online do Brasil).”Nunca pare de sonhar, pessoas que fazem isso caem em depressão. O sonho é o alimento da alma. Ele exerce um papel vital e fundamental na construção do nosso caráter, da personalidade, da força para continuar seguindo em frente.

Portanto, não pense que “esse papo de sonhar” é “história para boi dormir”. Todos os grandes nomes da história foram grandes sonhadores. Então, por que fazer o contrário do que os grandes fizeram? Lembre-se sempre: o mundo pertence aos sonhadores”.

Faça seus trabalhos com maestria, entregue sempre dentro do prazo, mantenha-se produtivo, construa sua reputação, sonhe alto e colha bons frutos.

Boa sorte!

Bacharel em Administração com especialização em Marketing e Publicidade. Publicitário, Viciado em Café e Apaixonado por Marketing Digital ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *