Por que um líder influencia no trabalho de Marketing?

Gostaria de ressaltar, neste texto, algo que me incomoda, de certa forma, no processo do trabalho de consultoria de marketing. Um líder pode alcançar excelentes resultados com o marketing como também pode colocar tudo a perder.

Primeiramente, é necessário entender o papel de um líder no contexto geral da empresa. Existem diversas definições sobre liderança, porém vou me ater a um conceito próprio: um líder é aquele que entende de gente, que gosta de gente, que busca servir gente, e por aí vai. Gostar de gente é tratar as pessoas bem, é ser parceiro, é pensar em uma relação ganha a ganha. Humildade pessoal mais força de vontade profissional é uma fórmula que funciona muito bem na liderança.

Na grande maioria das vezes, a primeira ação do planejamento que percebo como necessária é trabalhar a liderança. Deste ponto em diante, as demais páginas do planejamento com ações, não irão funcionar com total desempenho se este primeiro item não estiver alinhado.

O Marketing dá grandes resultados sim! Ele desempenha um papel importantíssimo no crescimento das empresas. Porém, em como todos os setores da empresa, o papel do líder é que se torna determinante para resultados “extraordinários”.

Sabe qual o pior defeito que tenho encontrado em algumas lideranças? Pasmem! É a grosseria com que tratam colaboradores e clientes. Pasmem novamente! Isso é sério, gente! Muito sério! Finalizo, aqui, com uma frase muito conhecida e compartilhada nas redes sociais, mas que representa exatamente a realidade nua e crua:

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar.” (Mário Sergio Cortella)

Por: Heloisa Jeremias

Comentários no Facebook