Gostaria de ressaltar, neste texto, algo que me incomoda, de certa forma, no processo do trabalho de consultoria de marketing. Um líder pode alcançar excelentes resultados com o marketing como também pode colocar tudo a perder.
Primeiramente, é necessário entender o papel de um líder no contexto geral da empresa. Existem diversas definições sobre liderança, porém vou me ater a um conceito próprio: um líder é aquele que entende de gente, que gosta de gente, que busca servir gente, e por aí vai. Gostar de gente é tratar as pessoas bem, é ser parceiro, é pensar em uma relação ganha a ganha. Humildade pessoal mais força de vontade profissional é uma fórmula que funciona muito bem na liderança.
Na grande maioria das vezes, a primeira ação do planejamento que percebo como necessária é trabalhar a liderança. Deste ponto em diante, as demais páginas do planejamento com ações, não irão funcionar com total desempenho se este primeiro item não estiver alinhado.
O Marketing dá grandes resultados sim! Ele desempenha um papel importantíssimo no crescimento das empresas. Porém, em como todos os setores da empresa, o papel do líder é que se torna determinante para resultados “extraordinários”.
Sabe qual o pior defeito que tenho encontrado em algumas lideranças? Pasmem! É a grosseria com que tratam colaboradores e clientes. Pasmem novamente! Isso é sério, gente! Muito sério! Finalizo, aqui, com uma frase muito conhecida e compartilhada nas redes sociais, mas que representa exatamente a realidade nua e crua:
“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar.” (Mário Sergio Cortella)
Por: Heloisa Jeremias
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