Hoje:23 March, 2024

Qual a diferença entre publicidade e propaganda?

 Olá pessoal eu sou Ana formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda e também Jornalismo Comunitário, fui convidada pelo Deivid Vieira fundador do blog AgoraPublicidade para escrever à vocês, quando recebi o convite fiquei muito contente e ao menos tempo pensativa sobre o que poderia escrever que agregasse valor à vocês, foi então que tive a ideia de escrever sobre uma das dúvidas que mais atormentam a galera de nossa área.

Vamos desvendar de uma vez por todas os mistérios da publicidade e propaganda, quando entrei na faculdade tinha uma noção do que eram as coisas, mas não muito certo, tudo era à base de suposições, eu achava que era, tipo mais ou menos, está por ali, enfim, na realidade se você perguntar para os estudantes e até mesmo para muitos profissionais da área, eles iram gaguejar para responder, isso porque estamos andando com tanta pressa no FAZER que nos esquecemos do ENTENDER propriamente a fundo, acabamos ficando muito no raso com estudos e análises que deveríamos saber, até mesmo porque essa diferença anda lado a lado e fica complicada de entender nesse mundo de hoje com a transmídia.

Afinal qual a diferença entre publicidade e propaganda?

Propaganda

É o ato ou efeito de propagar, visa publicar e disseminar uma ideia. Exemplo clássico, propagandas do ministério da saúde:

Publicidade

Toda forma de divulgação de mensagens, por meio de anúncios, com o fim de influenciar o público como consumidor, visa vender um produto, possui fins lucrativos diretamente.

Como a abaixo feita pelo MC Donalds:

Como disse elas estão interligadas diretamente, atualmente as marcas trabalham para que a ideia da
empresa seja disseminada e gere lucro também. Espero ter ajudado a entender um pouquinho sobre esses conceitos, deixem seus comentários, me mandem dúvidas, sugestões, networking, estou à disposição.
Share

Bacharel em Administração com especialização em Marketing e Publicidade. Publicitário, Viciado em Café e Apaixonado por Marketing Digital ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *