Hoje:28 March, 2024

WhatsApp Business: entenda sobre a nova versão para empresas

 

Pessoas no mundo todo utilizam o WhatsApp para se comunicarem. Diversas empresas, especialmente as pequenas, já utilizam o WhatsApp comum para se comunicar com clientes, desde comércio de roupas on-line na Índia até tele entrega de comida no Brasil.

Tendo em vista que o WhatsApp foi criado para uma comunidade global, o WhatsApp anunciou, nesta quinta-feira (18), que a versão especial para empresas, chamada de WhatsApp Business, começará a funcionar no Brasil dentro de um mês, trata-se de um aplicativo gratuito para pequenas empresas. Neste primeiro momento, as empresas poderão baixar o app – sem necessidade de convite – na central de downloads do Android, a Google Play Store. Não há previsão de liberar versão do app para iPhone (iOS).

Com este app, as empresas terão mais facilidade para se conectarem com clientes e os usuários também terão a possibilidade de contatar suas marcas favoritas, de maneira mais prática e com ferramentas extras.

A iniciativa promete facilitar a vida de usuários empreendedores, logo, que irão poder contar com recursos para quem quer fazer negócios no aplicativo. A principal delas é o selo de conta verificada que, após a confirmação de autenticidade do perfil, ajudará o cliente a ter certeza de que está se comunicando com o número oficial da companhia – o que evitaria golpes e extorsões.

Entenda como funcionará o WhatsApp Business:

  • Perfil Empresarial: Os donos de um perfil empresarial no mensageiro poderão adicionar informações úteis, como descrição comercial, e-mail e website oficiais, além de endereço físico.
  • Ferramentas de Mensagens: Será possível programar o perfil para dar respostas automáticas e rápidas a perguntas mais frequentes, enviar saudações que ajudem a apresentar o negócio ao cliente e também auto respostas de ausência para que os clientes saibam quando responsável estiver ocupado ou fora do horário de atendimento.
  • Menção de Estatísticas: Como é comum em versões de redes sociais para empresas, o WhatsApp disponibilizará métricas básicas com estatísticas sobre as mensagens enviadas, o que deve ajudar o empreendedor e sua equipe a entender quais estratégias de comunicação funcionam ou não para a empresa.
  • WhatsApp Web: Envia e receba mensagens com o WhatsApp Business usando o mesmo computador.

O WhatsApp garante que não haverá mudanças para usuários comuns (pessoas físicas). Ainda será possível bloquear qualquer número e denunciar quando existir spam, inclusive por parte de empresas que fazem uso do WhatsApp Business.

O mecanismo já está disponível, é gratuito e pode ser baixado na Google Play na Indonésia, Itália, México, Reino Unido e EUA.

O aplicativo será lançado no mundo todo nas próximas semanas.

Share

Blogger, mother and woman. Idealizadora e apaixonada por marketing! Louca, mas de consciência tranquila.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *