Hoje:28 March, 2024

Post 3D no Facebook? Saiba como!

Após anunciar a chegada dos posts 3D em outubro do ano passado, finalmente podemos ver alguns exemplos desse tipo de publicações nas páginas das marcas no Facebook, desde a última semana. Em 20/02 algumas páginas iniciaram as publicações com post 3D, partindo de grandes marcas.

A interação é considerada uma evolução dos formatos utilizados dentro da ferramenta, que já transitaram desde texto, até fotos, vídeos e agora com mídias cada vez mais interativas.

Veja só que legal essa de divulgação do filme Jurassic World – Reino Ameaçado:

 

O jogo Clash Royale também usou um de seus personagens para divulgar a novidade 3D:

 

E a Lego, com seus mais de 12 milhões de seguidores, também compartilhou um post bem criativo:

O post abaixo da Sony, que já possui aparelhos com captura em 3D integrada, é um exemplo de como as marcas poderão aproveitar o novo formato para mostrar mais detalhes de seus produtos, principalmente em vestuário e decoração. Já pensou como vai ficar melhor ver o móvel que você quer ali, em três dimensões?

 

Vamos ao tutorial?

Passo 1

Você precisa ter algum software de modelagem 3D no seu desktop, como Cinema 4D ou Maya, mas também é possível usar o Paint 3D do Windows 10, que é muito mais intuitivo e simples para usuários que não tem experiência com modelagem 3D. Caso você não tenha o Paint 3D no seu computador, você pode baixar aqui.

Passo 2

Crie o seu post em 3D no software de modelagem, lembrando que seu arquivo ao final do processo (Passo 5) não pode ter mais que 3mb. Vá até as opções de exportação no seu software 3D e exporte o arquivo com a extensão .FBX

Passo 3

Você vai precisar fazer o download de uma das ferramentas liberadas pelo próprio Facebook para converter este arquivo .FBX para o formato glTF. Baixe a ferramenta correspondente ao seu sistema operacional aqui. Coloque a ferramenta em uma pasta juntamente com o arquivo .FBX que você salvou do seu software de modelagem 3D.

Passo 4

Simplesmente arraste o arquivo .FBX para cima do arquivo “FBX2glTF-windows-x64.exe”, e ele converterá o seu arquivo para o padrão glTF. A ferramenta irá criar uma pasta chamada “nomedoseuarquivo_out” com 2 arquivos, um buffer.bin e outro arquivo com a extensão .gltf.

Passo 5

Arraste esses dois arquivos criados para o site GLB Packer, que também foi indicado pelo Facebook, e ele irá baixar um arquivo chamado out.glb.

Passo 6

Agora, só é preciso subir o arquivo .glb no Facebook como um post normal e escolher um background para o seu modelo 3D.

Fica a dica: Se algo der errado, tente o processo com um modelo simples, como um cubo ou uma pirâmide sem texturas para fazer um teste. Como o novo formato foi implementado recentemente, ainda existem muitas limitações quanto as propriedades dos modelos 3D aceitos pelo Facebook.

 

Conta para a gente depois lá na página do Facebook do Agora Publicidade, se você conseguiu e o que achou desta nova ferramenta.

 

Share

Blogger, mother and woman. Idealizadora e apaixonada por marketing! Louca, mas de consciência tranquila.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *