Hoje:15 April, 2024

7 Ferramentas de produtividade para Designers Freelancer

1. Tomato Timer;

O tomato timer é uma é uma ótima ferramenta para quem é adepto da técnica Pomodoro (25 minutos totalmente concentrado em uma única tarefa, seguidos por 5 minutos de descanso), usada por diversos designers freelancer para auxiliar na produtividade. Com este método de gerenciamento de tempo, você deve alternar momentos de muito foco com momentos de descontração.

ferramentas para designer freelancer

Essa técnica ajudaa a controlar a ansiedade e a manter a concentração, especialmente quando você precisa fazer textos ou atividades mais específicas. Para gerenciar o tempo, você pode utilizar o Tomato Timer, um cronômetro que avisa quando você deve fazer cada pausa.

2. Pipefy;

ferramentas para designer freelancer

Pipefy é uma ferramenta gratuita que utiliza como base a metodologia Kanban. O mais bacana dessa ferramenta é que existem modelos para diferentes áreas. Por exemplo, no marketing de conteúdo, as atividades avançam para conclusão com checklists para determinados processo, como otimização de SEO e revisão. Você pode utiliza-lo para trabalhar em equipe, mas mesmo que você utilize sozinho, consegue visualizar facilmente todas as etapas do que precisa entregar.

3. Wunderlist;

ferramentas para designer freelancer

Como o Wunderlist é possível criar várias listas de tarefas diferentes, colocar lembretes e anexar arquivos. Existe também a integração entre desktop e aplicativo, o que permite cadastrar novas demandas onde quer que você esteja. Com ele você também pode usar o método pomodoro e dá até para imprimir lista de atividades do dia.

4. Google Keep;

ferramentas para designer freelancer

Um dos maiores problemas com quem trabalha conectado à internet é o número de janelas abertas no seu navegador. Pode até começar o dia apenas com o e-mail e o Facebook, mas quando você perceba, está com dezenas de abas abertas. Aí você começa a responder uns comentários aqui, outros ali, lê uma matéria no blog …., percebe que tem que voltar ao trabalho, deixa a janela aberta e quando vai desligar o computador acaba desistindo do que poderia ser uma ótima leitura.

Para evitar que isso aconteça você pode usar o Google Keep, que é uma ferramenta de lembretes do Google integrada à sua conta e com aplicativo para celular também. Ao longo do dia, você pode salvar todos os links e lembretes que preciso organizar depois.

5. Kill News Feed;

ferramentas para designer freelancer

Produtividade e  whatsapp toda hora não combinam muito bem! A janela do facebook então… nem se fala. Resolver esse problema com o whatsapp é simples, basta desativar a conexão com a internet no seu celular quando estiver focado em determinada tarefa. Mas e com o facebook, como resolver esse problema?

Para evitar a distração com o Facebook, indicamos o Kill News Feed. É uma extensão para o Google Chrome que bloqueia a atualização do sua timeline. Adeus, rolagem infinita procurando por algo interessante! O desbloqueio pode ser feito quando você quiser, mas certamente vai pensar duas vezes antes de fazer isso.

Existe outra extensão semelhante, chamada News Feed Erradicator. Essa é para os mais viciados: ela aumenta o sentimento de culpa por procrastinar no Facebook com uma citação sobre produtividade exatamente no espaço da timeline!

6. GuiaBolso;

ferramentas para designer freelancer

Se tem uma coisa que é tão importante quanto manter os Jobs e as tarefas organizadas é a sua gestão financeira. O ideal é montar um fluxo de caixa para seu trabalho. Mas se a ideia não é se profissionalizar tanto quanto deveria, o mínimo a se fazer é saber o quanto você ganha por mês e onde está gastando esse dinheiro.

Uma das opções para quem não quer se preocupar em gastar muito tempo controlando gastos é o GuiaBolso. Ele tem integração com suas contas bancárias e identifica automaticamente a maioria das despesas em categorias. Ao longo do mês, torna-se fácil monitorar como está sua situação financeira e, inclusive, estabelecer metas de gastos e investimentos.

7. Coach.me;

ferramentas para designer freelancer

Você é daqueles que esquece das suas metas e seus projetos pessoais? No Coach.me, você escolhe atividades que precisa cumprir ao longo da semana, recebe lembretes e pode ver dicas de outras pessoas que estejam com o mesmo desafio como: meditar, ler, assistir a filmes, ir à academia ou até mesmo patinar no gelo (por que não). Fazer o que se gosta também é importante para ser mais produtivo, pois você consegue manter a mente focada e organizada quando sentar para trabalhar.

Curso online de design gráfico com certificado

Leia também: 15 recursos indispensáveis para você: designer

Leia também: Curso online de Design Gráfico com Certificado físico e digital

Leia também: 8 recursos indispensáveis para você: designer

Bacharel em Administração com especialização em Marketing e Publicidade. Publicitário, Viciado em Café e Apaixonado por Marketing Digital ♥

2 Pings & Trackbacks

  1. Pingback: Conheça o curso Marketing Digital para Designers - Prof. Guilherme Encinas - Agora Publicidade

  2. Pingback: Tudo sobre o Curso Online Stories Criativos - Agora Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *