Hoje:26 April, 2024

Será que vale a pena comprar seguidores no Instagram?

Eu sei que você já cogitou a hipótese de comprar seguidores no Instagram, mas a verdade é que essa prática pode até parecer boa, mas acredite: não compensa nem um pouco comprar seguidores no Instagram. Te explico:

Comprar seguidores fará com que seu Instagram fique inflado com seguidores que não se importam com a sua marca, com o seu conteúdo. A curto prazo pode até servir de algo, mas os prejuízos serão muito maiores em médio e longo. E não estamos aqui querendo julgar você que já fez isso ou que já pensou em comprar seguidores. Muito pelo contrário, nosso objetivo com este post é alertar dos riscos que a sua conta pode estar correndo caso você decida fazer isto.

Leia também: 10 dicas de como ganhar seguidores no Istagram

Você será seguido (a) por perfis falsos;

Não acredite quando alguma “empresa” com nome do tipo “fique famosinha no Instagram” lhe oferecer seguidores REAIS E SEGMENTADOS, pois isso além de ser uma mentira, é uma piada descarada. O que você estará comprando são seguidores falsos, ou seja, são perfis criados exclusivamente para este fim e não são utilizados por pessoas reais.

Ou seja, quando você fizer uma postagem ou quiser passar uma mensagem importante para os seus seguidores você provavelmente estará falando sozinho (a). Você pode até ter comprado 100 mil seguidores, mas a verdade é que suas mensagens terão poucas (ou nenhuma) visualização, comentários e curtidas.

Resultado: seus seguidores reais (caso tenha algum), terão a sensação que seu conteúdo não é relevante, visto que, mesmo com vários seguidores, poucas pessoas de fato interagem com você.

Pouca interação;

Acredite se quiser, mas o engajamento com o seu público é tão importante quanto o número de seguidores que você possa ter. É através do engajamento que você poderá chamar atenção de outros potenciais seguidores, para seguir o seu perfil. Quer um exemplo prático?

Imagine que o Pedro é super fã de Skate, certo? E o Pedro segue perfis dos maiores skatistas  do Brasil. E ao curtir algumas fotos sobre esse tema  o que o algorítimo do Instagram vai entender? Que o Pedro gostaria muito de conhecer a loja de Skate ali da cidade dele que faz um trabalho bem relevante no Instagram. O que o algoritmo vai fazer? Vai colocar o conteúdo da loja de skate na sessão “recomendados para você”.

Pegou a ideia?

Se o seu perfil for classificado como relevante para o Instagram, a chance do seu conteúdo ser visualizado por diversos potenciais clientes é muito maior.

Comprar seguidores no Instagram fará com que você corra risco de perder sua conta

Você sabe o que é “diretrizes do Instagram”? É um documento que compõe todas as regras da comunidade, lá você vai saber o que é permitido e o que não fazer no Instagram.

Você pode saber mais clicando aqui.

Este documento mostra que o Instagram é totalmente contra qualquer prática de spam dentro da ferramenta. Nele mostra também que o tio Zuckerberg está trabalhando de maneira contínua para eliminar todos os perfis falsos que são criados na plataforma.

Leia esse termo aqui e saiba mais sobre isso.

E se você já comprou seguidores falsos, o seu perfil corre o risco de ser penalizado, e você poderá ter a sua conta tirada do ar, fazendo com que você perca todo o trabalho realizado. E se eles podem fazer isso? Com toda certeza que sim!

Leia também: Truques de como deixar o seu Instagram mais atrativo

Você presa pela imagem de sua marca? Então saiba que ela pode ser prejudicada;

Não é só a experiência do seu público que você estará prejudicando com a compra de seguidores. Você também estará deteriorando a imagem da sua marca (ou a sua caso você seja um (a) influencer). Isso pode acontecer porque, assim que os seus seguidores verdadeiros desconfiarem que você é uma farsa e está enganando eles, você passará a abalar a confiança em torno de tudo aquilo que você suou para construir: a imagem da marca.

Aí você vai se perguntar: ah mais quem é que vai se preocupar se eu comprei seguidores ou não? Então eu gostaria de lembrar uma lição importante que você já deve ter ouvido umas dezenas de vezes:

A confiança perdida é como um espelho quebrado: por mais que você una os cacos, as imagens serão sempre reflexos distorcidos.

Se o seu seguidor real achar que você está mentindo, ele pode começar a duvidar de outras informações que sua empresa divulga sobre si mesma. Acho que não preciso nem citar exemplos, né?

Afinal de contas, se você é capaz de mentir sobre seus seguidores, fica complicado crer que você não é capaz de mentir sobre outras informações.

Variação no número de seguidores da sua conta;

Como já foi mencionado acima, o tio Zuck vem se esforçando muito para banir contas falsas do Instagram. Se você comprou seguidores, pode perceber que o número varia constantemente, gerando uma instabilidade capaz de prejudicar a sua estratégia de marketing digital.

Logo, você se verá em um circulo vicioso horrível, em que você precisará comprar mais e mais seguidores para “tapar o furo”, acarretando em custos desnecessários, fazendo com que você tenha que gastar mais dinheiro, este por sua vez poderia estar sendo investido na estratégia de conquistas de seguidores reais. Como a contratação de uma ferramenta de automação de Instagram por exemplo.

Seguidores falsos não curtem, não comentam e muito menos compram;

Se você comprou seguidores no Instagram é normal você se sentir frustado, pois eu sei que mesmo com milhares de seguidores os seus posts continuam um verdadeiro deserto sem alma. 

O problema foi gerado diretamente pela compra de seguidores para o seu perfil. Como falei acima, seguidores falsos não interagem, logo, é impossível que eles interajam com as suas publicações.

Você perderá uma métrica ainda mais importante que o número de seguidores: a relevância;

Com a mudança recente do Instagram, agora a sua publicação precisa ser relevante para que ela seja distribuída para outros usuários, e para que isso ocorra deve haver uma interação mútua entre você e seus seguidores.

Você se lembra do Pedro que adora andar de Skate? Então, se a loja de Skate tem uma boa relação com o Pedro, existirá uma grande chance dos conteúdos da loja, aparecerem para os amigos do Pedro. Isso não é incrível?

Mas, se você comprou seguidores, você não terá relevância alguma e seus conteúdos continuarão no deserto sem almas. Pois, seguidores que não existem, não interagem.

Conheça nosso E-book: Instagram Sem Segredo

O número de seguidores não é tão importante quando outras métricas;

O que muita gente não sabe é que o número de seguidores no Instagram não tem nada haver com o sucesso do seu perfil. Se você leu esse texto até agora você já deve ter entendido isto. Mas, vale a pena ressaltar aqui novamente.

O número de seguidores é apenas a ponta de um iceberg enorme. Existem diversas outras métricas tão importante quanto. E é por essa razão que você não deve construir o seu sucesso em cima de uma mentira. Além dos números de seguidores, você deve se preocupar com o número de curtidas das suas publicações, os comentários, os views em seus Stories, o número de pessoas que clicaram em seus links… isso sim é capaz de mostrar e provar o sucesso e a relevância do seu perfil no Instagram.

Como posso fazer para crescer meu Instagram de forma eficiente?

Existem diversos materiais na internet ensinando as melhores práticas e sacadas para fazer com seu perfil cresça de forma natural no Instagram. Nós mesmo do Agora Publicidade já escrevemos 2 e-Books completos sobre as melhores estratégias – o Instagram Sem Segredo 1 e o Instagram Sem Segredo 2.0.

Saiba mais: Instagram Sem Segredo 1

Saiba mais: Instagram Sem Segredo 2.0

É através desses e-Books que nossa equipe conta todos os segredos do Instagram. Tudo de forma simples e objetiva. E o melhor: exemplificando e ensinando na prática. Você só vai precisar copiar e colar cada estratégia.

Pra comprar os dois a um preço mais baixo clique aqui

A segunda opção é usar o Gerencigram;

O Gerenciagram é uma forma simples de automatizar algumas ações importantes no Instagram. Como: curtir, seguir, comentar e até mesmo mandar mensagens automáticas para os seus seguidores.

No Instagram Sem Segredo nós ensinamos como você pode usar essas funções de forma estratégica e que gere resultados consistentes.

Clique aqui para saber se vale a pena usar o Gerencigram.

 

Leia também:

•  5 dicas para promover o seu negócio no instagram

Atualização do Instagram – Função de compra de produtos em posts orgânicos

Bacharel em Administração com especialização em Marketing e Publicidade. Publicitário, Viciado em Café e Apaixonado por Marketing Digital ♥

One Ping

  1. Pingback: Como conseguir mais visualizações no Instagram Stories? - Agora Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *