Hoje:26 April, 2024

5 fatos sobre o curso de publicidade que você precisa saber

O publicitário é o profissional responsável em criar, realizar e divulgar campanhas publicitárias, é ele quem pesquisa as melhores formas de apresentar um produto ou serviço ao consumidor.

1. Na faculdade:

É comum que nos primeiros semestres você estude diversas matérias que não possuem muita ligação com a publicidade, porém elas são importantes para criarmos uma ideia mais abrangente da profissão. Mas, a partir do primeiro ano, você começará a entrar nas especificidades da publicidade e nas suas competências do dia-a-dia, como criação, mídia e planejamento, estratégia.

O curso é bem dinâmico e as disciplinas são diversas, ao mesmo momento em que há economia, há também fotografia. O lado ruim disso é que normalmente anima alguns, e acaba desanimando outros.

2. Os caminhos da publicidade:

Uma das coisas mais divertidas na profissão é que é uma área muito ampla, é tão ampla que às vezes você se pega não sabendo explicar o que faz o publicitário. Os caminhos mais comuns são: agência e empresa, mas como mencionei acima, a publicidade é uma profissão ampla.

Em uma empresa você pode trabalhar no marketing, setor financeiro e até mesmo no comercial. Em uma agência, vai variar dependendo do serviço que ela presta, mas normalmente o mais comum é trabalhar com planejamento, criação, tecnologia, atendimento, mídia, produção, etc.

3. O estágio:

Uma coisa que você precisa saber é que conseguir um estágio em uma agência, muitas vezes não é uma tarefa muito fácil, existe mais demanda por vagas do que ofertas.

Algo um tanto quanto desanimador, que infelizmente você precisa saber é que o mercado exige algumas competências que provavelmente você não terá, ainda mais sendo universitário. Acredite, o estágio não é como a faculdade que você fica o tempo todo aprendendo, enquanto estagiário você trabalhará duro, como qualquer outro funcionário da agência.

A dica que eu dou para você conseguir um estágio é criar um portfólio para apresentar junto a seu currículo, pode ser os trabalhos feitos na faculdade, isso sem dúvida alguma já é um passo importante. A partir de agora, comece a encarar os trabalhos acadêmicos de uma outra forma, não apenas para ganhar nota.

4. Mercado de trabalho:

Não adianta, sempre haverá dúvidas sobre qual área seguir, e o mais bacana é que você não precisa ter presa para decidir. A publicidade é muita tentativa e erro, as vezes você vai se identificar logo de cara e as vezes não.

Uma coisa que é importante frisar é que você não pode em hipótese alguma, recusar uma oportunidade apenas por não ser a área que você deseja seguir. É importante ver como é, se é sua cara, afinal de contas se você não tentar nunca saberá se aquilo foi feito para você ou não.

5. Algumas verdades sobre a publicidade:

– Trabalhar com publicidade não é fácil, muito menos é só diversão;

– Você não vai ganhar muito dinheiro se você trabalhar pouco. E muitas vezes você vai trabalhar muito e ganhar pouco dinheiro;

– O nível de pressão e carga trabalhista é grande (e em alguns casos seu chefe vai pedir para você fazer hora extra em troca de pizza, cerveja ou churrasco);

– O ambiente de trabalho lhe permite ser livre para ter ideias e criar (em alguns casos).

– Nem todo publicitário precisa ser criativo e saber desenhar;

– A vida do publicitário não é cheia de glamour, muito pelo contrário a rotina costuma ser bem intensa;

– No curso de publicidade há matérias de cálculo. Você não vai fugir delas tão cedo;

– O curso muitas vezes te exigirá muita determinação e esforço. Se você acha que é tudo mil maravilha, você está muito enganado.

Para concluir fica aqui um pequeno recado:

Se você é uma pessoa apegada à rotina, que gosta de fazer as mesmas coisas todos os dias, é todo regradinho e não costuma se adaptar as diferenças. Saiba que este curso não é para você. Mas, se você busca por uma profissão com desafios constantes, muito networking e oportunidades de crescimento. A publicidade foi feita para você.

LEIA TAMBÉM: SERÁ MESMO QUE TRABALHAR COM PUBLICIDADE É TÃO LEGAL ASSIM?

Bacharel em Administração com especialização em Marketing e Publicidade. Publicitário, Viciado em Café e Apaixonado por Marketing Digital ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *