A novidade foi testada e usada nos Estados Unidos ainda em 2017, e chegou no Brasil (e em mais 7 países) no dia 20 de março. E por ainda existir muitas dúvidas sobre o Instagram Shopping, nós decidimos criar esse passo-a-passo simples, porém objetivo, para que não aja mais nenhuma dúvida de como adicionar produtos em suas postagens no Instagram.
Como cadastrar a sua loja virtual no perfil do Instagram Shopping
Antes de tudo, para configurar e cadastrar a sua loja no Instagram, você terá que ter uma conta comercial na plataforma e integrar um catálogo de produtos na Loja do Facebook. É bem simples: você só precisará acessar o Gerenciador de negócios clicando aqui e criar uma conta. Em seguida, na aba lateral, clique em “Gerenciador de Negócio” e após “Catálogos” conforme imagem abaixo.
Na página subsequente clique em “Create Catálogo”, aqui você criará um catálogo com todos os produtos que você tem disponível para venda. Você deve adicionar no mínimo 15 produtos, isso agilizará o processo de aprovação do facebook.
Assim que você criar o catálogo, clique em “Add Products”.
Em seguida selecione a opção “Add Manually” para adicionar manualmente cada produto.
Clique em “Next”, e na próxima página será possível adicionar um novo produto. Selecione as imagens do produto, adicione um nome e descrição. Ali na parte onde indica “Content ID” você pode deixar em branco. Trata-se do código de identificação do produto (código de barras), essa indicação é opcional.
Adicione o link do produto que você está vendendo, sugiro que você abra uma nova aba no seu navegador, entre em sua loja online, clique no produto, copie e cole ali o link do produto em seguida adicione o preço e clique em “Add Product”
Prontinho, agora adicione mais 14 produtos e aguarde alguns dias para que o Facebook analise e aprove a sua solicitação de criação de loja. No guia do usuário do Instagram, eles afirmam que o processo pode levar até 7 dias, mas em todos os testes que fizemos, levou 4 dias úteis.
Para ir analisando se o processo deu certo ou não, clique no ícone “Configurações” do seu perfil no Instagram e veja se a opção “Produtos” está habilitada para adicionar o catálogo de produtos vinculado ao perfil comercial. Caso contrário, de acordo com a central de ajuda do Instagram, é possível que a sua conta ainda esteja sendo analisada para uso do Instagram Shopping.
E depois que estiver tudo ok, como faço para marcar os produtos no Instagram?
Se tudo ocorreu como esperado, meus parabéns! Agora a opção “Marcar produtos” estará visível antes de compartilhar um novo post. Cada publicação tem um limite de 5 produtos por imagem ou 20 produtos em um carrossel. Para ativar a guia “Comprar” no feed, será necessário ter pelo menos 9 publicações com marcações de produtos no Instagram Shopping.
Leia também:
• 10 Dicas de como ganhar seguidores no instagram
• 5 dicas para promover o seu negócio no instagram
• 6 dicas de como crescer o seu instagram
Pingback: Saiba como colocar mais de um link na descrição do Instagram - Agora Publicidade
Pingback: 10 dicas de como anunciar no Instagram e parar de rasgar dinheiro - Agora Publicidade
Pingback: Novidade! Marcação de produtos agora no Instagram Stories - Agora Publicidade
Pingback: 8 Aplicativos para Instagram que vão deixar o seu feed ainda mais incrível - Agora Publicidade
Pingback: Como funcionará o IGTV do Instagram? - Agora Publicidade
Pingback: Não sabe qual a melhor maneira de fazer sorteios no Instagram? Conheça o SorteiGram - Agora Publicidade